Nascido em 1933, em Romariz, Santa Maria da Feira, o padre Domingos Azevedo Moreira foi, como gostava de referir, abade de Pigeiros, durante 50 anos Nascido em 1933, em Romariz, Santa Maria da Feira, o padre Domingos Azevedo Moreira foi, como gostava de referir, abade de Pigeiros, durante 50 anos D. R.

Cultura, 19 de Julho de 2013 

Por Redacção

Padre Domingos Azevedo Moreira vai ser homenageado pelo município da Feira

Em reconhecimento do elevado valor humanista, altruísta e científico do padre Domingos Azevedo Moreira, abade de Pigeiros durante 50 anos, falecido a 10 de janeiro de 2011, o município de Santa Maria da Feira e a Junta de Freguesia de Pigeiros vão homenagear, no próximo dia 27, esta figura maior da cultura portuguesa.

Homem de elevada inteligência e cultura, com profundos conhecimentos das línguas clássicas e modernas, de história, de linguística, de filosofia e de teologia, participou em múltiplos congressos nacionais e internacionais e legou-nos uma vasta obra, de elevado valor científico, que lhe valeu o reconhecimento nacional e internacional.

Pelas 10:30 realiza-se uma missa solene, na Igreja de Pigeiros, presidida por D. João Lavrador, seguida de descerramento de busto e romagem ao cemitério. À tarde, pelas 15:00, terá início a conferência “Padre Domingos Moreira: o homem e a obra”, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, cuja abertura estará a cargo do presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques.

Serão oradores nesta conferência, com a presença de D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura no Vaticano, os professores catedráticos Cândido dos Santos, (“Os livros na vida de um pároco de aldeia”), Luís Carlos Amaral, (“O percurso incomum de um historiador invulgar: em torno da obra historiográfica do Padre Domingos A. Moreira”) e Eugénio dos Santos (“Como o Padre Domingos Moreira era visto pelos amigos”). Celestino Portela, membro da Comissão Executiva da Liga dos Amigos da Feira encerra o encontro. O programa da homenagem termina com a inauguração da exposição “A Biblioteca de Padre Domingos Azevedo Moreira”, pelas 17:00, na sala de exposições da biblioteca.