O BTT é uma das actividades para este sábado, com dois passeios programados (10:00 e 16:00) O BTT é uma das actividades para este sábado, com dois passeios programados (10:00 e 16:00) Patrícia Ferreira

Região, 19 de Julho de 2013 

Por Redacção

Há Festa na Aldeia em Couce este sábado

A aldeia de Couce, no concelho de Valongo, é a proposta para este sábado do Há Festa na Aldeia, com uma programação onde se destaca um conjunto diversificado de actividades de natureza num espaço considerado de referência no Grande Porto.

Couce reúne condições únicas – ambientais e paisagísticas – para o desenvolvimento sustentável da aldeia, assente em actividades na natureza e produção de bens agrícolas de excelência”, refere João Paulo Baltazar, presidente do município de Valongo.

Neste sábado, pretendemos dar a conhecer Couce aos visitantes urbanos e demonstrar estas potencialidades, quer aos residentes na aldeia, que poderão vender os produtos resultantes do seu trabalho, quer às empresas de animação turística e associações locais”, acrescenta o autarca.

Esperamos um sábado diferente, animado e activo, com iniciativas para todas as idades, a decorrer numa aldeia tradicional, a pouco mais de 10 minutos da cidade do Porto”, afirma Teresa Pouzada, coordenadora da entidade promotora, a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM).

A povoação recebe o terceiro evento-âncora do projecto “Há Festa na Aldeia”, que ambiciona promover o desenvolvimento sustentável de pequenos núcleos rurais.

A programação para Couce – a decorrer entre as 10h00 e as 19h00 de sábado – inclui, entre outras actividades, espectáculos, animação de rua e teatro.

Durante o dia, os visitantes podem usufruir de passeios a cavalo, jogos tradicionais, canoagem, escalada, tiro ao arco e tiro zarabatana. Caminhadas e passeios BTT guiados são outros dos atractivos.

A organização – que conta com o apoio do Município de Valongo – dispõe ainda de uma zona alimentar que será dinamizada pela Associação Recreativa e Cultural da Azenha.

Projecto pioneiro de desenvolvimento do território, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), o Há Festa na Aldeia é promovido pela ADRITEM nas aldeias de Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque. O desafio passa por envolver activamente a população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.