Oliveira de Azeméis, 3 de Julho de 2013 

Por Redacção

Estudo de sítios arqueológicos vai ter o apoio da Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) vai colaborar com a câmara de Oliveira de Azeméis no levantamento de sítios arqueológicos e na área das geociências.

O apoio técnico está expresso no protocolo aprovado pela autarquia que vê, assim, reforçada a capacidade do seu gabinete de arqueologia e museologia ao nível do aconselhamento, apoio técnico e execução de trabalhos de caraterização geofísica aplicada à arqueologia.

A colaboração será prestada por investigadores e técnicos do departamento de Geociências da UA e o apoio é justificado pelo facto da prospeção geofísica e da geologia urbana serem hoje ferramentas fundamentais para se intervir sem danificar locais de elevado interesse histórico.

Segundo o protocolo, serão disponibilizados aos investigadores os levantamentos topográficos, em suporte digital, das áreas a intervir bem como elementos históricos e arqueológicos necessários á investigação.

O documento obriga ainda a autarquia a dar apoio logístico para a realização dos trabalhos de campo e proporcionar estágios curriculares a estudantes do departamento de geociências da universidade de Aveiro que se enquadrem no objeto do protocolo.

Através do acordo a assinar os investigadores universitários farão a deteção de estruturas subterrâneas (condutas, tubagens, cavidades, fundações, muros e pavimentos) e procederão à caraterização dos sítios a nível antrópico ou natural.
O protocolo prevê a produção de cartografia dos dados e resultados ao nível da gestão, arquivo e representação espacial sendo estes disponibilizados à autarquia em sistemas de informação geográfica.