Centenas de crianças das escolas da cidade desfilam pela Avenida da Liberdade nesta quinta-feira Centenas de crianças das escolas da cidade desfilam pela Avenida da Liberdade nesta quinta-feira D. R.

S. João da Madeira, 19 de Junho de 2013 

Por EDVI

Festas da Cidade de S. João da Madeira abrem com marchas populares

As crianças do ensino básico de S. João da Madeira são as protagonistas das marchas populares que abrem os festejos do “S. João” na cidade. Na noite desta quinta-feira, a partir das 21:00, centenas de alunos das escolas sanjoanenses saem à rua vestidos como manda a tradição, acompanhados pelos seus professores.

Junto ao edifício da Câmara e pela Avenida da Liberdade, vai aglomerar-se mais uma vez uma multidão entusiasmada para seguir e aplaudir estas marchas populares infantis de “S. João”, que são sempre um dos pontos altos das Festas da Cidade de S. João da Madeira.

As festividades prolongam-se até 24 de Junho, com um programa diversificado que inclui, entre muitos momentos altos, concertos de Mico da Câmara Pereira (sábado, às 22:30) e de Aurea (segunda-feira, 22:00), seguido de uma sessão de fogo-de-artifício. Tudo isso no Jardim Municipal, com entrada gratuita.

Destacam-se também diversas actuações da Banda de Música de S. João da Madeira, no domingo, começando pela, que este ano tem como convidada a sua congénere de Arcos Valdevez. Ambas asseguram uma Arruada, no domingo às 15:00, reservando para as 21:30 desse mesmo dia um concerto no Jardim Municipal.

Além dos momentos de animação, o programa tem também uma importante vertente religiosa, destacando-se a procissão solene, com início na Igreja Matriz, às 17:00 de domingo.

Como manda a tradição, as janelas das casas sanjoanenses aparecem então engalanadas com as melhores colchas, enquanto uma multidão de devotos, centenas de figurantes e músicos acompanham, pelas ruas da cidade, duas dezenas de andores com imagens de santos.