Iniciativa foi promovida pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira Iniciativa foi promovida pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira D. R.

Santa Maria da Feira, 18 de Junho de 2013 

Por Redacção

Concurso premiou os três melhores leitores

A quinta edição do concurso “Está na hora da leitura – Prémio Preditex”, promovido pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, contou com a participação de 60 alunos do 3º e 4º ano de escolas EB1 do concelho e premiou os três primeiros classificados. Foi o culminar de um projecto que envolveu 16 escolas, 30 turmas e 430 crianças.

Alexandra Inverneiro, da EB de Mosteirô (Canedo), foi a vencedora do concurso e recebeu um leitor de DVD portátil. Em segundo lugar ficou José Pedro Silva, da EB1 de Carvalhosa (Arrifana), que recebeu uma máquina fotográfica digital. Ariana Santos, da EB1 de Mosteirô (Canedo) conquistou o terceiro lugar e foi premiada com um MP4. Os prémios, à semelhança do que acontece desde 2009, foram patrocinados pela empresa Preditex, Lda.

O concurso “Está na hora da leitura – Prémio Preditex” insere-se no projeto Biblioteca Itinerante, dos serviços de promoção do livro e da leitura da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Numa primeira fase, envolveu 430 alunos de freguesias do concelho onde não existem polos da biblioteca e onde não é fácil o acesso aos espaços de promoção de leitura. Para o concurso foram selecionados 60 “super leitores” que, ao longo deste ano letivo, leram pelo menos 24 livros cada e preencheram o “passaporte de leitura”. No dia 12 de Junho, estes alunos realizaram uma prova escrita centrada no livro “Viagem ao país da levitação”, de Gonçalo M. Tavares.