O presidente da Associação de Xadrez de Aveiro, Fernando Pinho (na foto, segundo à esquerda), destaca a importância do ensino da modalidade nas escolas O presidente da Associação de Xadrez de Aveiro, Fernando Pinho (na foto, segundo à esquerda), destaca a importância do ensino da modalidade nas escolas D. R.

Desporto, 3 de Maio de 2013 

Por Redacção

Xadrez nas escolas como ferramenta pedagógica

O presidente da Associação de Xadrez de Aveiro (AXA), Fernando Pinho, realçou esta sexta-feira que o investimento na dinamização da modalidade por parte da autarquia de Oliveira de Azeméis constitui “um exemplo a seguir” por outros municípios do distrito.

Não é por acaso que a UNESCO mantém o Comité de Xadrez Escolar, responsável por difundir a modalidade nas escolas e instituições de ensino”, disse o dirigente, durante uma visita ao IX Encontro de Xadrez das escolas de Oliveira de Azeméis, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro.

São inúmeras as vantagens do xadrez para os mais novos, como o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a concentração ou a criatividade“, salientou.

A AXA e a autarquia oliveirense celebraram em 2006 um protocolo de cooperação no sentido da implementação da aprendizagem do xadrez nas escolas do município.

Notamos, com agrado, que o xadrez é uma das actividades extracurriculares que os nossos jovens mais procuram. Trata-se de um excelente exercício mental com benefícios comprovados para as suas carreiras”, sublinhou Hermínio Loureiro.