A “Capital do Mirtilo” preparou, nesta edição, uma alargada área técnica no recinto da feira, onde estarão instalados vários expositores A “Capital do Mirtilo” preparou, nesta edição, uma alargada área técnica no recinto da feira, onde estarão instalados vários expositores D. R.

Economia, 27 de Maio de 2013 

Por Redacção

Feira do Mirtilo aguarda 50 mil visitantes

A VI Feira do Mirtilo vai decorrer em Sever do Vouga nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de Junho, numa organização conjunta da AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga e do Município de Sever do Vouga.

O Parque Urbano da Vila espera acolher cerca de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento, que é já uma referência nacional na promoção deste pequeno fruto.

A Feira do Mirtilo é, actualmente, a principal actividade de promoção turística de Sever do Vouga. Com efeito, deslocam-se à “Capital do Mirtilo” dezenas de milhares de visitantes oriundos de todas as regiões do País e que vêm propositadamente para apreciar os cerca de 100 stands e conhecer e comprar o mirtilo nas suas mais diversas formas, seja em fruto fresco, doces, compotas, licores ou em planta, entre outros.

A organização introduziu algumas novidades na edição de 2013. Entre elas, está a possibilidade de ser o próprio visitante a colher o mirtilo num pomar e posteriormente adquirir o fruto que apanhou. A realização de um concurso do melhor pomar de mirtilo e um concurso gastronómico destinado aos expositores do certame são outras inovações deste ano.

A “Capital do Mirtilo” preparou, nesta edição, uma alargada área técnica no recinto da feira, onde estarão instalados vários expositores. Trata-se de um espaço dedicado a todos quantos estejam directamente ligados à produção e comercialização de mirtilo onde poderão ficar a par das mais recentes novidades acerca deste fruto. Esta novidade introduzida este ano traduz a forte aposta da AGIM na inovação e no conhecimento da cultura e comercialização do mirtilo, ainda mais vincada na realização do I Congresso Nacional do Mirtilo, a decorrer nos dias 28 e 29.

São dois eventos onde os interessados terão a oportunidade de travar conhecimento com comercializadores, com fornecedores de factores de produção, maquinaria agrícola, empresas de certificação, entre outros, e um local propício para que os mirticultores se encontrem, troquem conhecimentos e contactos. Será ainda uma oportunidade para poderem participar nas visitas técnicas, esclarecer dúvidas junto dos técnicos da AGIM acerca da instalação, condução e manutenção do seu pomar, entre muitas outras actividades.

Para os visitantes em geral, as actividades propostas são inúmeras e variadas e podem ser frequentadas em família. Entre elas, contam-se os percursos pedestres com visitas a plantações, as já referidas acções de apanha do mirtilo em pomares, visitas técnicas a plantações, workshops de culinária com acompanhamento de nutricionistas, animação para crianças, passeio no “Vouguinha” com passagem por plantações e animação musical. Há ainda a oportunidade de degustar diversas iguarias confeccionadas com mirtilo, tais como a bola de berlim, o pastel de nata, a sopa, o pão e a broa, o gelado, chocolates, crepes, pratos principais e diversos cocktails e “champanhada” de mirtilo. Os visitantes podem ainda visitar o espaço mirtilo e conhecer todos os expositores do certame desde os de natureza mais técnica aos expositores de artesanato e ofícios.