O ministro Pedro Mota Soares de visita a Vale de Cambra O ministro Pedro Mota Soares de visita a Vale de Cambra Alberto Oliveira e Silva

Sociedade, 29 de Maio de 2013 

Por Redacção

Estado não quer ser “patrão” das IPSS

O Governo tem vindo a estabelecer “uma relação de confiança” com as instituições sociais, visando rentabilizar os equipamentos e valências, maximizando as suas capacidades em tempo de aprofundamento de crise também social, afirmou no passado sábado o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Em visita ao Centro Social e Paroquial de Castelões, em Vale de Cambra, o ministro acentuou a importância de ir às instituições, de as conhecer, como base para um novo tipo de relacionamento, que – vincou – tem vindo a sedimentar.

O que muitas vezes se verificava é que o Estado olhava para as instituições sociais com desconfiança, quase como se fosse o seu patrão”, disse. Garantiu que tem vindo a ser instituída “uma relação de confiança e de parceria” com os actores do mundo social.

Mota Soares enfatizou que, por via dessa confiança em construção, tem sido possível começar a adequar as directivas estatais ao que são as necessidades e capacidades das entidades de serviço social.