Para os próximos três anos, uma das principais tarefas a desenvolver pela nova equipa agora eleita passa por dar seguimento à estratégia de implantação da AGIM em todo o território nacional focada na fileira dos pequenos frutos Para os próximos três anos, uma das principais tarefas a desenvolver pela nova equipa agora eleita passa por dar seguimento à estratégia de implantação da AGIM em todo o território nacional focada na fileira dos pequenos frutos D. R.

Economia, 7 de Maio de 2013 

Por Redacção

AGIM elegeu novos órgãos sociais

A AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga reuniu em Assembleia Geral para eleger os novos órgãos sociais para os próximos três anos. A eleição, seguida da tomada de posse, aconteceu esta segunda-feira na sede da AGIM, no Edifício Vougapark, em Paradela do Vouga, Sever do Vouga.

Os associados da AGIM reelegeram para presidente da Direção Manuel Soares, que também é presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga. Cecília Palmeiro, uma produtora de Oliveira do Hospital, foi eleita presidente da Assembleia Geral, enquanto Ana Teresa Fonseca, uma jovem agricultora de Avanca, preside ao Conselho Fiscal.

Para os próximos três anos, uma das principais tarefas a desenvolver pela nova equipa agora eleita passa por dar seguimento à estratégia de implantação da AGIM em todo o território nacional focada na fileira dos pequenos frutos.

Queremos colocar a AGIM a organizar a fileira dos pequenos frutos em todo o país, promover a representação dos interesses dos produtores e comercializadores desta área, bem como a prestação de apoio técnico especializado”, explica Manuel Soares.

Inserida nesta política de abranger a fileira dos pequenos frutos a nível nacional, verificou-se uma renovação dos elementos que compõem os recém-empossados corpos sociais da AGIM com a entrada de produtores e comercializadores de vários pontos do País. “A inclusão de produtores e comercializadores nos órgãos sociais da AGIM tem como finalidade que esses elementos tragam novas dinâmicas de ação na fileira dos pequenos frutos”, justifica o dirigente da AGIM.

A AGIM é a entidade responsável pela organização da Feira do Mirtilo, que este ano decorre de 27 a 30 de junho, em Sever do Vouga, e pelo Congresso Nacional do Mirtilo, que se irá realizar pela primeira vez em Portugal, nos dias 29 e 30 de junho, também em Sever do Vouga.

A AGIM presta um alargado conjunto de apoios técnicos na área da agricultura, em particular na cultura de pequenos frutos, tais como apoio ao investimento na agricultura, apoio técnico agrícola, apoio à gestão de empresas agrícolas e serviços de substituição. Também ministra cursos de formação profissional em várias áreas.