Clara Vasconcelos apresenta o Caderno de Encargos de Qualidade do Mirtilo Clara Vasconcelos apresenta o Caderno de Encargos de Qualidade do Mirtilo D. R.

Economia, 14 de Maio de 2013 

Por Redacção

AGIM divulga Caderno de Encargos de Qualidade do Mirtilo

A AGIM (Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga) apresentou esta segunda-feira, nas instalações do Vougapark, em Paradela do Vouga (Sever do Vouga), o Caderno de Encargos de Qualidade do Mirtilo.

Trata-se de um documento elaborado em conjunto pela AGIM, Biolafões, COAP, Delícias do Tojal, Espaço Visual, Fresh Factor, Luís Vicente, Mirtilusa, Quinta da Boucinha e Global Fresh.

Pretende-se que, através da assinatura deste caderno de encargos, “o mirticultor se comprometa a respeitar as regras inscritas no documento, bem como a regulamentação e normalização das diretrizes europeias sobre frutas e legumes”.

A apresentação e explicação do Caderno de Encargos de Qualidade do Mirtilo ficou a cargo de Clara Vasconcelos, técnica da AGIM, que explicou às dezenas de interessados presentes as regras e parâmetros de qualidade por que se rege este documento, nomeadamente no que diz respeito a disposições mínimas de qualidade, etiquetagem, rastreabilidade, entre outras. Questões relacionadas com a segurança alimentar, tratamento de não conformidades e controlo de qualidade também fazem parte deste documento e foram motivo de explicação e debate na sessão.