Esta é uma das acções do projecto “Nascido para Ler”, promovido pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian Esta é uma das acções do projecto “Nascido para Ler”, promovido pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian D. R.

Santa Maria da Feira, 30 de Abril de 2013 

Por Redacção

Médicos de família prescrevem livros e visitas à biblioteca

Médicos de família de seis Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho de Santa Maria da Feira estão a prescrever, nas consultas de saúde infantil, visitas regulares à Biblioteca Municipal a bebés dos seis aos 36 meses, acompanhados pelos pais.

Depois de uma fase experimental, que registou uma grande adesão, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira decidiu reajustar o projecto “Nascido para Ler”, de forma a dar resposta às inúmeras solicitações de pais, e posteriormente de creches, nomeadamente alargando o número de acções mensais a realizar.

Para a execução deste projecto, a Biblioteca Municipal assinou protocolos de colaboração com seis Unidades de Saúde Familiar: USF Terras de Santa Maria e USF Egas Moniz (Santa Maria da Feira); USF Famílias (Lourosa); USF Saúde Mais (Paços de Brandão); USF Saúde Mais (Santa Maria de Lamas); e USF Familiar (Fiães). Nas consultas de saúde infantil, os médicos de família entregam uma receita “Nascido para Ler” aos pais com bebés entre os seis e os 36 meses, com a seguinte prescrição.