João Maia vai mostrar trabalhos em vidro murano e pérolas na Feira de Artesanato do Vouguinha, a realizar em Sernada do Vouga, no próximo dia 18 de Maio João Maia vai mostrar trabalhos em vidro murano e pérolas na Feira de Artesanato do Vouguinha, a realizar em Sernada do Vouga, no próximo dia 18 de Maio D. R.

Cultura, 19 de Abril de 2013 

Por Redacção

João Maia: a paixão pelo artesanato

A garagem da sua residência foi transformada em ateliê e é aí que passa a maior parte dos seus dias inventando “novas formas” para os meticulosos trabalhos em vidro e cerâmica que saem das suas mãos.

João Maia nasceu em Ul, Oliveira de Azeméis, em 1949, e após concluir a instrução primária frequentou a Escola Industrial e Comercial de Oliveira de Azeméis onde fez o curso de serralharia, tendo como professor o conhecido “Mestre Guilherme”.

Mas quis o destino que o seu primeiro trabalho fosse numa pastelaria do Príncipe Real, em Lisboa, tinha ainda 14 anos para, pouco tempo depois, regressar às origens para ingressar na Molaflex, em S. João da Madeira.

O passo seguinte foi alistar-se como voluntário na Força Aérea o que haveria de o levar a Angola (1969), onde permaneceu até 1975, embora os últimos anos já como civil.

Regressado a Portugal foi reintegrado no serviço militar, tendo passado por praticamente todas as unidades da Força Área até se “revoltar” da passagem dos paraquedistas para o Exército e abandonar de vez aquilo que ainda hoje recorda com saudade.

Adorei ser paraquedista. Isso marcou para sempre a minha vida e influenciou tudo o que viria a seguir”, confessa.

Quinze anos ainda o retiveram como operário fabril, primeiro como operador de máquinas, depois a trabalhar o vidro.

E foi nesta última actividade que se realizou.

A pintura em cerâmica e a vitro-fusão deram-me a oportunidade de poder dar asas à minha imaginação, faz-me feliz e tudo isso graças à professora Noémia Travassos que já como adulto fez desabrochar um mim esta paixão”, lembra.

Com participações em feiras de artesanato em Portugal, Espanha e Marrocos, João Maia vai agora mostrar trabalhos em vidro murano e pérolas na Feira de Artesanato do Vouguinha, a realizar em Sernada do Vouga, no próximo dia 18 de Maio.

Aceitei este desafio porque achei a ideia muito interessante e é uma forma muito original de chamar a atenção para a importância da continuidade do comboio e para ‘ligar’ a cultura ao turismo, valorizando as potencialidades de uma aldeia muito típica com paisagens deslumbrantes”, acrescenta.

A Feira de Artesanato do Vouguinha decorrerá na “ferroviária” aldeia de Sernada do Vouga (largo da estação), entre as 10:00 e as 19:00 do dia 18 de Maio, unindo artesãos de várias localidades do distrito de Aveiro com destaque para a participação de “representantes” de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Águeda tendo como curiosidade que a sua maioria lá irá chegar viajando precisamente no “Vouguinha”.

As inscrições devem ser feitas para olga.brinco@gmail.com