Cultura, 19 de Março de 2013 

Por EDVI

Semana da Poesia em Vale de Cambra

Em Vale de Cambra arrancou esta segunda-feira a Semana da Poesia, numa iniciativa da autarquia. Até sábado é comum encontrar nos restaurantes, padarias, pastelarias e bares – na sua maioria concentrados no centro urbano – toalhetes, bases de copos ou marcadores de livros repletos de poemas.

O objectivo desta edição é “disseminar a Poesia para além daquilo que são os públicos tradicionais, levando a poesia às pessoas e aos lugares onde estas se encontram, procurando novos públicos e de uma forma um pouco diferente”.

Estendendo-se do seu local habitual (que é a biblioteca) a poesia sai assim, para a “rua”, procurando novos leitores ou relembrando a beleza das palavras aos amantes desta forma de escrita, “ocupando e povoando” espaços e escolas.

Ao longo da semana está em destaque ainda, o “Estendal Poético Metropolitano” com poemas seleccionados, numa acção que decorre em simultâneo em 14 municípios da Área Metropolitana do Porto. Os poemas, ilustrados pelas crianças do C.E. Arões/Junqueira, estarão estendidos em cordas em frente aos Paços do Concelho.

A Semana da Poesia termina com aquela que, assumindo ligar de destaque e de tradição nas comemorações, vai já na sua décima edição: a “Tertúlia de Poesia”, na sexta-feira, pelas 21:30, na Biblioteca Municipal.