A iniciativa decorre dia 05 de Abril na Biblioteca Municipal A iniciativa decorre dia 05 de Abril na Biblioteca Municipal D. R.

Cultura, 27 de Março de 2013 

Por Redacção

“Manta dos Afectos” apresentada à comunidade

São 873 pedaços de pano rectangulares, de cores e texturas diferentes, decorados com os mais diversos materiais, que traduzem diferentes afectos. Elaborada pelos jardins-de-infância e escolas EB1 da rede pública e privada do concelho de Santa Maria da Feira, a “Manta dos Afectos” – uma peça gigante, com 18,5 metros de comprimento e 7,5 de largura – já está pronta e será apresentada publicamente à comunidade no dia 05 de Abril, pelas 20:50, na Biblioteca Municipal, antes da palestra “A Arte de Ser Pai”, promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das EB1 Nº 1 e Nº2 de Santa Maria da Feira.

A “Manta dos Afetos” foi elaborada pelos alunos das várias escolas e consiste na união de afectos traduzidos em pedaços de pano trabalhados com as educadoras, professoras e encarregados de educação.

Este trabalho teve por base o jogo de tabuleiro “GOSTARzinho”, do parque temático Lugar dos Afectos, de Aveiro, onde são abordadas áreas como: autoconhecimento, autoestima, autoconfiança; comunicação, família, grupo e amizade; criatividade, imaginação e brincadeira; emoções e sentimentos; decisões, e escolhas e resolução de conflitos. Por esta razão, Graça Gonçalves, fundadora do Lugar dos Afectos, é a madrinha da “Manta dos Afectos”.

Dinamizada pelo Programa de Apoio à Família (PAF) da Câmara de Santa Maria da Feira, esta iniciativa faz parte do plano de actividades para este ano letivo, subordinado ao tema Multiculturalidade – Os Afetos.