O livro proporciona uma viagem pelas 16 edições do evento (1996 – 2012), durante a qual o autor partilha factos e curiosidades, mas também emoções e vivências, contadas na primeira pessoa O livro proporciona uma viagem pelas 16 edições do evento (1996 – 2012), durante a qual o autor partilha factos e curiosidades, mas também emoções e vivências, contadas na primeira pessoa D. R.

Cultura, 18 de Março de 2013 

Por Redacção

Livro retrata maior evento de recriação histórica do País

“Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A História e as Estórias” é o título do livro do feirense Paulo Sérgio Pais, que será lançado este sábado, às 17:30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com intervenções de Cristina Tenreiro, vereadora da Cultura da Câmara de Santa Maria da Feira, e de Amadeu Albergaria, deputado na Assembleia da República.

O livro proporciona uma viagem pelas 16 edições do evento (1996 – 2012), durante a qual o autor partilha factos e curiosidades, mas também emoções e vivências, contadas na primeira pessoa, que permitem demonstrar a evolução do maior evento de recriação histórica do País – a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

O autor reconhece, desde logo, as dificuldades de retratar um evento com a dimensão e as especificidades da Viagem Medieval. “Decidi dar corpo a esta ideia consciente de que a Viagem Medieval é um evento difícil de descrever em palavras. A Viagem vive-se, cheira-se, sente-se. A Viagem apaixona!”, enfatiza Paulo Sérgio Pais, na Nota Introdutória.

Curiosamente, este livro está estruturado em três partes, que espelham três facetas distintas, mas complementares, do autor: a de doutorando, que no âmbito da sua tese mergulhou nas teorias de diferentes autores, estudando-as e enquadrando-as no âmbito da Viagem Medieval; a de investigador, que de forma metódica e persistente calcorreou arquivos diversos e recorreu a inúmeras fontes, esmiuçando as 16 edições do evento; e a de contador de estórias, que partilha com os leitores emoções, angústias e vitórias associadas ao projecto, reportando-se a episódios reais e a testemunhos pessoais”, escreve o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, no Prefácio do livro.

Repleto de História e de Estórias, que atravessam as 16 edições do evento, este livro é também uma homenagem a todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuem, ou já contribuíram, para o sucesso da Viagem Medieval. “Por tudo o que o evento representa para o território e para as gentes de Santa Maria da Feira, ficaria muito honrado se este livro tivesse um cantinho especial na biblioteca pessoal de qualquer feirense ou aficionado pela Viagem Medieval», confidencia o autor”, confidencia o autor.

“Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A História e as Estórias” é um projecto inteiramente pessoal de Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto [entidade que, juntamente com a Câmara Municipal e Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, organiza o evento] e membro da comissão executiva da Viagem Medieval.

A Fundação Terras de Santa Maria, o Colégio Terras de Santa Maria e o Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas apoiaram a edição deste livro. A comercialização estará a cargo da livraria Vício das Letras.