16 pequenos cientistas realizaram uma actividade que visou o estudo das “Propriedades físico-químicas da água” 16 pequenos cientistas realizaram uma actividade que visou o estudo das “Propriedades físico-químicas da água” D. R.

Arouca, 7 de Março de 2013 

Por Redacção

Equipa da “Águas do Douro e Paiva” acompanha actividade na escola de Rossas

A equipa do projecto “Mil Escolas” – representada por João Roseira e Raquel Granja – participou recentemente na actividade experimental realizada no pólo escolar de Rossas, que contou com a presença de 16 alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo da EB1 de Rossas, escola vencedora do concurso projecto “Mil Escolas”.

A actividade – lançada pela “Águas do Douro e Paiva” – foi projectada e coordenada pelas professoras Teresa Prado e Teresa Negrão, da Escola Secundária de Arouca, pela professora coordenadora do projecto “Arouca Maravilhosa – cuida bem do rio Urtigosa”, Raquel Duarte e, ainda, pelo professor Luís Valente.

Numa primeira fase, os alunos foram divididas em três grupos e convidados a assistir a uma pequena apresentação teórica, introdutória à temática em causa e aos três testes laboratoriais projectados que permitiram averiguar, posteriormente, a qualidade de três amostras de água diferentes.

Seguidamente e depois de ter sido atribuída uma amostra a cada grupo, iniciou-se a observação à vista das referidas amostras (uma de água poluída, outra de água do mar e uma última de água do rio Urtigosa) e o registo dos resultados encontrados. Posteriormente, foram analisados os seguintes parâmetros: o pH, que nos indicou a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de cada amostra, a condutividade, que nos mostrou a presença de sais como o cloreto, o sódio, o sulfato, o cálcio, entre outros e, ainda, a presença de nitratos, que nos apontou o nível de poluição da água, tendo sido testada a respectiva concentração em todas as amostras em causa.

Os alunos registaram os resultados das três amostras que foram conclusivos e distintos, tendo ficado assente a qualidade da água do rio Urtigosa.