Foi depositada uma coroa de flores no Pelourinho de Macieira de Cambra Foi depositada uma coroa de flores no Pelourinho de Macieira de Cambra Alberto Oliveira e Silva

Sociedade, 13 de Fevereiro de 2013 

Por Redacção

Crianças comemoram 499 anos do Foral de Cambra

Quase 200 crianças visitaram a exposição “O Foral de Cambra”, que está patente – até ao dia 28 – no Museu Municipal de Vale de Cambra, em Macieira de Cambra, no âmbito da comemoração do 499º aniversário da outorga do documento à Terra de Cambra.

A celebração, que decorreu no passado dia 08, incluiu ainda a deposição de uma coroa de louros junto ao pelourinho e a projecção de um pequeno filme lúdico e pedagógico sobre os forais.

Uma nota informativa da autarquia refere que o documento de 1514 “permite-nos saber que, nos fins da Idade Média/princípios da Idade Moderna, a Terra de Cambra vivia um período de crescimento, porquanto uma parte do foral comtempla os lugares novos que se estavam povoando e desenvolvendo”.

Acrescenta que, “no decorrer do século XV, mercê de condicionalismos vários que têm a ver com reordenamentos sociais, com a ascensão da burguesia e com o desenvolvimento de rivalidades, o poder monárquico foi-se fortalecendo”.

Daí que “à medida que o absolutismo se afirmava, decaía o vigor das instituições municipais”, pelo que “a força dos forais como garantes das liberdades municipais desaparecia lentamente. De facto, “estes deixaram de ser as magnas-cartas das autonomias concelhias para se converterem em indicadores e guias da tributação municipal”.