O objectivo é realizar uma primeira classificação deste ecossistema ribeirinho O objectivo é realizar uma primeira classificação deste ecossistema ribeirinho D. R.

S. João da Madeira, 27 de Fevereiro de 2013 

Por Redacção

Alunos fazem saída de campo para estudar o Rio Ul

No âmbito do projecto “Rios”, foi realizada a primeira saída de campo de 2013 ao Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira, envolvendo jovens do 11º ano da Escola Secundária Dr. Serafim Leite.

Nestas acções, inseridas no Projecto Educativo Municipal, os alunos começam por fazer uma análise abrangente do rio e do espaço onde está integrado.

Assim, verificam-se parâmetros como a cor e o odor, indícios de poluição, existência de património, fauna e flora ou a actividade humana nas margens.

O objectivo é realizar uma primeira classificação deste ecossistema ribeirinho.

Na fase seguinte, a recolha de informação será mais pormenorizada, integrando a análise de parâmetros físico-químicos e a classificação de macroinvertebrados, entre outros aspectos fundamentais ao bom funcionamento dos ecossistemas ribeirinhos.

O projecto “Rios”, ao qual o município de S. João da Madeira aderiu, é uma iniciativa de âmbito nacional que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais.