Tradição secular com 508 anos, a festa é celebrada anualmente a 20 de Janeiro, feriado municipal Tradição secular com 508 anos, a festa é celebrada anualmente a 20 de Janeiro, feriado municipal D. R.

Santa Maria da Feira, 10 de Janeiro de 2013 

Por Redacção

História das “Fogaceiras” contada a mais de mil criança

Até 15 de Janeiro, técnicos do Pelouro da Educação da Câmara de Santa Maria da Feira percorrem escolas EB1, sensibilizando as crianças para a importância da Festa das Fogaceiras.

Até 15 de Janeiro, técnicos do Pelouro da Educação da Câmara de Santa Maria da Feira percorrem escolas EB1, sensibilizando as crianças para a importância da Festa das Fogaceiras, tradição secular com 508 anos, celebrada anualmente a 20 de Janeiro, feriado municipal.

Esta sessão é dirigida a crianças do 3º e 4º ano de 56 turmas, abrangendo mais de mil alunos.

A partir de um curto vídeo promocional – intitulado “O orgulho de ser fogaceira” – e de uma contextualização histórica da festa, os técnicos da autarquia reiteram o convite a todas as crianças para assistirem à festa e reforçam, junto das meninas, a importância de serem fogaceiras e de assumirem um lugar de destaque na festa ao desfilarem no Cortejo Cívico e na tradicional Procissão, vestidas e calçadas de branco, com a fogaça à cabeça.

No final de cada sessão, as crianças são convidadas a construir a sua versão da história da Festa das Fogaceiras, recorrendo a uma sopa de letras com conjunto de palavras-chave que lhes permitirão juntar os factos mais relevantes alusivos a esta festividade.