A liberalização do mercado das energias em Portugal está em curso desde 2000 e irá entrar agora na sua fase plena com a extinção gradual das tarifas reguladas para todos os clientes A liberalização do mercado das energias em Portugal está em curso desde 2000 e irá entrar agora na sua fase plena com a extinção gradual das tarifas reguladas para todos os clientes D. R.

Oliveira de Azeméis, 14 de Dezembro de 2012 

Por Redacção

Técnicos explicam mudanças em 2003 na electricidade e no gás

Com o objectivo de dar a conhecer aos munícipes o que vai mudar na electricidade e no gás em 2013, a Câmara de Oliveira de Azeméis promoveu uma sessão de informação no auditório da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Queremos prestar um serviço que achamos ser importante para que os munícipes tomem as decisões mais corretas”, afirmou o vice-presidente da autarquia, Ricardo Tavares.

Acções como estas pretendem ajudar os munícipes a poupar as suas economias quer em casa, quer nas suas empresas ou estabelecimentos”, disse.
Na Câmara Municipal este tema assume especial relevância, uma vez que temos trabalhado no sentido de adoptar medidas de poupança sem interferir na segurança e no dia-a-dia das pessoas”, salientou.

Com a extinção das tarifas reguladas os preços de venda de energia deixam de ser fixados anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), passando a ser definidos por cada comercializador a operar no mercado.

Estiveram presentes na sessão de informação Luís Castanheira (director executivo da ENERGAIA – Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto), Anabela Ferreira (coordenadora do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Delegação Regional do Norte da DECO) e Joana Simões (responsável pelo gabinete de Novas Iniciativas da delegação Regional do Norte da DECO).