O autor volta a dar um contributo para a história da região O autor volta a dar um contributo para a história da região Alberto Oliveira e Silva

Cultura, 13 de Dezembro de 2012 

Por Redacção

Novo livro de Samuel de Bastos de Oliveira

O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vai apresentar o livro de Samuel de Bastos Oliveira, intitulado “As Igrejas e Capelas das Freguesias de Oliveira de Azeméis esbulhadas dos seus bens pelo Governo da República, em 1911”.

A sessão está marcada para as 21.00 horas desta sexta-feira e insere-se nas comemorações do 5º aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis.

Este livro é o culminar de uma investigação que começou em Fajões à volta da figura do padre Leôncio”, salientou o autor.

Samuel de Bastos de Oliveira, docente na reforma e historiador, deu conta da sua grata recordação de infância associada ao padre Leôncio Soares de Pina, amigo de sua família.

Tenho veneração por ele desde criança”, assinalou, precisando que, nomeadamente, se lembra dos queixumes do sacerdote relativos às maleitas que lhe ficaram da sua passagem pelas prisões da primeira República.