A acção de sensibilização para pais e encarregados de educação aconteceu no âmbito do Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade A acção de sensibilização para pais e encarregados de educação aconteceu no âmbito do Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade D. R.

Oliveira de Azeméis, 23 de Outubro de 2012 

Por Redacção

Pais e filhos recebem dicas para um estilo de vida saudável

“Diz-me o que comes…” Este foi o tema escolhido pelo jardim-de-infância de Vermoim, na freguesia de Ossela, com o intuito de reunir pais e filhos para uma tertúlia saudável.

Esta é uma oportunidade para esclarecer algumas dúvidas e recolher alguma informação sobre comportamentos saudáveis”, afirmou o vereador responsável pelo pelouro da educação na Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo.

É importante conhecer as necessidades da escola e das crianças e ir ao seu encontro em todo o processo de crescimento de ambos”, disse.

Diante de uma plateia composta maioritariamente por encarregados de educação, a nutricionista convidada e colaboradora da empresa de restauração Uniself, referiu que “uma alimentação saudável deve assentar em três pontos fundamentais – o equilíbrio, a variedade e a adequação”.

Segundo Laura Nobrega, “a alimentação constitui um pilar da vida, sendo a idade pré-escolar a ideal para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis”.

Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modificam-se e sofrem alterações, de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo”, disse, acrescentando que “a escola e os pais têm um papel fundamental na instrução dos comportamentos alimentares”.

A acção de sensibilização para pais e encarregados de educação aconteceu no âmbito do Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, numa perspectiva de educação que promove comportamentos alimentares saudáveis nas crianças.

O Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade pretende privilegiar os métodos ativos e experienciais que favoreçam não só a construção de conceitos globalizantes e estruturantes, mas também o desenvolvimento de atitudes e comportamentos dentro de um quadro de valores consonantes com os objetivos da Educação Ambiental.