Cultura, 2 de Outubro de 2012 

Por Redacção

“Linhas de Wellington” nos Paços da Cultura

“Linhas de Wellington”, o projecto do produtor Paulo Branco, realizado por Valeria Sarmiento, vai ser exibido nos Paços da Cultura de S. João da Madeira no próximo sábado, às 21:00. Única entrada portuguesa na competição do Festival de Veneza 2012, o filme será apresentado em S. João da Madeira pelos actores Nuno Lopes e Victória Guerra.

A obra é um longo fresco situado durante a terceira invasão francesa, em 1810, e decorre na épica retirada do exército anglo-português e das populações, após a batalha do Buçaco, até às Linhas de Torres. Aí o general Wellesley, futuro duque de Wellington, rechaçou os invasores, sobretudo por causa da política de terra queimada que não deixou aos exércitos de Bonaparte nem guarida nem sustento.

O épico filme português, que o realizador chileno Raúl Ruiz, entretanto falecido, deixou inacabado, conta com um elenco multinacional onde pontua John Malkovich e outras estrelas internacionais como Catherine Deneuve, assim como os portugueses Soraia Chaves, Nuno Lopes e Victória Guerra, entre outros.