A reflexão entre os agentes educativos é “hoje uma prioridade e uma necessidade”, afirma o vereador Isidro Figueiredo A reflexão entre os agentes educativos é “hoje uma prioridade e uma necessidade”, afirma o vereador Isidro Figueiredo EDVI

Oliveira de Azeméis, 12 de Outubro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Encontro sobre educação debate papel dos municípios e das escolas no actual contexto

O primeiro encontro sobre educação, a decorrer esta sexta-feira em Oliveira de Azeméis, surge numa altura em que o sector se prepara para “enfrentrar novos desafios”, afirmou o vereador Isidro Figueiredo, da autarquia local.

Em declarações à EDV Informação, o responsável do pelouro da Educação na Câmara Municipal disse que a reflexão entre os agentes educativos é “hoje uma prioridade e uma necessidade que importa fomentar”.

Num contexto de descentralização de atribuições e competências na área da Educação joga-se um papel importante neste momento naquilo que vai ser a actuação das escolas e dos municípios”, salientou.

O encontro, subordinado ao tema “Desafios da educação em tempos de crise: O papel do município e da escola”, pretende “abordar temáticas que despertem o interesse dos professores e dos técnicos das autarquias no sentido de aproximar projectos, interesses e expectativas”.

A iniciativa, que decorre no auditório da Escola Secundária Soares Basto, destina-se a professores, educadores, técnicos de autarquias, pais e encarregados de educação e comunidade educativa em geral.

Segundo Isidro Figueiredo, a ideia é “além da partilha de boas práticas educadoras, promover a reflexão sobre o papel das escolas e dos municípios no contexto de crise em que vivemos”.

O programa arranca às 09:00 com dois painéis – um sobre o papel dos municípios, outro da escola, a cargo dos especialistas António Sousa Fernandes (Universidade do Minho/Universidade Católica) e Ariana Cosme (FPCEUP).

Durante a tarde estão previstos mais dois painéis temáticos – um sobre a experiência dos municípios (Plano Municipal de Educação do Porto, apresentado pela vereadora do Conhecimento e da Coesão Social, Guilhermina Rego); “Transferência de competências para os municípios em matéria de educação –o caso de Gondomar”, apresentado pelo vereador da Educação, Fernando Paulo); outro, aborda a problemática da agregação de escolas, com a apresentação da experiência da diretora Júlia Gradeço do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.