«O Lápis» é o tema deste ano do encontro a realizar em diferentes locais da cidade «O Lápis» é o tema deste ano do encontro a realizar em diferentes locais da cidade Alberto Oliveira e Silva

Cultura, 8 de Outubro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Encontro Nacional de Ilustração presta homenagem à Viarco

O 5º Encontro Nacional de Ilustração, a decorrer em S. João da Madeira entre 15 e 20 de Outubro, vai homenagear a Viarco, a única fábrica de lápis em Portugal, em actividade desde 1941.

No seguimento das homenagens que temos prestado às indústrias tradicionais de S. João da Madeira, chegou a vez da ‘Viarco’, não só por aquilo que representou no passado, mas também por aquilo que representa hoje em dia no tecido empresarial da cidade“, disse o presidente da Junta de Freguesia local, Carlos Coelho.

A empresa Viarco, cuja actividade se confunde com a história do próprio lápis no nosso País, produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum e destaca-se pela forma como concilia tradição e inovação.

“O Lápis” é o tema deste ano do encontro – a realizar em diferentes locais da cidade -, “numa óbvia homenagem ao empreendedorismo industrial sanjoanense” e, em concreto, à Viarco.

Para esta edição, está assegurada a participação de 56 ilustradores – incluindo os que vêm de Angola, Brasil, Panamá e Suíça – e a realização de 160 oficinas nas escolas e jardins-de-infância, o que garantirá a envolvência de “mais de 4.000 crianças e jovens”, segundo Carlos Coelho.

A exposição colectiva, patente na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, de 15 a 23 de Outubro, com os trabalhos dos participantes nesta edição, sob o tema “O Meu Lápis Faz Poesia”, será o ponto alto, mas o evento apresentará, ainda, e além das oficinas já mencionadas, outras mostras, uma feira do livro e uma conferência internacional.

O 5º Encontro Nacional de Ilustração é uma organização da Junta de Freguesia de S. João da Madeira.