Estreia será feita esta quinta-feira com “Livro”, da autoria de José Luís Peixoto Estreia será feita esta quinta-feira com “Livro”, da autoria de José Luís Peixoto D. R.

S. João da Madeira, 22 de Outubro de 2012 

Por Redacção

Biblioteca de S. João da Madeira cria Clube de Leitura aberto a todos os interessados

Nas últimas quintas-feiras de cada mês passa a reunir-se o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. Essa regra – com apenas três excepções em Julho, Agosto e Dezembro – começa a cumprir-se já dia 25.

Em destaque nesta sessão inaugural do novo Clube de Leitura vai estar a obra “Livro”, da autoria de José Luis Peixoto. Trata-se de um romance em que tem como grande tema a emigração portuguesa para França na década de 60 do século passado.

A professora Cristina Marques, da Escola Secundária Oliveira Júnior, é a animadora convidada para a sessão desta quinta-feira, a realizar na Biblioteca Municipal, entre as 21:00 e as 22:00.

Todos os interessados podem participar nas sessões do Clube do Livro da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, sem necessidade de inscrição prévia. Basta ler o livro do mês e juntar-se informalmente à conversa, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante.

Para ilustrar esta iniciativa, a Biblioteca Municipal adoptou uma citação de Charles Nodier, escritor francês do século XIX:  “Depois do prazer de possuir livros, não há outro que seja mais doce do que falar sobre eles”.

O objectivo é criar um espaço de exercício de leitura, procurando estabelecer uma relação de proximidade com os livros, aprofundando a capacidade de interpretação individual, a troca ideias e o sentido crítico.