Museu da Chapelaria recebe até sexta-feira o primeiro seminário internacional Oliva Creative Factory Museu da Chapelaria recebe até sexta-feira o primeiro seminário internacional Oliva Creative Factory D. R.

S. João da Madeira, 20 de Setembro de 2012 

Por Redacção

Protagonistas mundiais de cidades criativas em seminário internacional

A incubadora de indústrias criativas que está a ser construída nas antigas instalações da Oliva, em S. João da Madeira, quer discutir como é que se consegue envolver todos os grupos sociais de uma cidade que aposte na recriação da sua economia, na produção artística e na transformação urbana.

Em Inglaterra, na América ou na Galiza há casos testados e estudados de cidades que desde o final dos anos 80 começaram a estimular processos criativos, procurando envolver todos os segmentos da comunidade. Para falar nos factores de sucesso dessas experiências, e também nas dificuldades e nas limitações encontradas, irão passar neste seminário especialistas nacionais e estrangeiros que lideraram os processos nessas cidades ou que os estudaram.

Entre estes tem particular significado a presença de Paul Collard, conhecido em todo o mundo pelo seu trabalho em Newcastle e Gateshead, no Reino Unido, e no Connecticut, nos Estados Unidos. A sua conferência (sexta-feira, às 10:30), entre outros aspectos, reflectirá acerca do papel da educação e da cultura na adesão de todos os grupos e classes sociais das cidades envolvidas em processos criativos.