As portas do Porto de Leixões vão estar abertas a todos os visitantes para um dia recheado de animação com entrada livre As portas do Porto de Leixões vão estar abertas a todos os visitantes para um dia recheado de animação com entrada livre D. R.

Região, 6 de Setembro de 2012 

Por Redacção

Porto de Leixões abre portas a toda a comunidade a 15 de Setembro

O Dia do Porto de Leixões é celebrado a 15 de Setembro, abrindo o ancoradouro as portas a pequenos e graúdos. Por um dia, os parques de insufláveis para crianças, as visitas guiadas a embarcações e equipamentos, o cinema e a música vão substituir a habitual azáfama de embarcações, máquinas e mercadorias.

Durante todo o dia, as portas do Porto de Leixões vão estar abertas a todos os visitantes para um dia recheado de animação com entrada livre.

Uma oportunidade rara para conhecer por dentro a atividade do maior porto do Norte de Portugal e algumas das embarcações que ali se encontrarão aportadas.

O dia começa às 09:30, em Leça da Palmeira, com uma caminhada entre as duas margens do Porto de Leixões. Logo a seguir, nas duas margens circularão as visitas guiadas à área portuária em autocarro turístico.

Na entrada Sul do Porto junto à praia de Matosinhos, funcionará durante todo o dia o parque de animação infantil com insufláveis, bicicleta colectiva, para além do grande palco da música. Este será também um o ponto de partida para as visitas guiadas a embarcações acostadas no porto.

Já no Auditório Infante D. Henrique, com entrada junto à Marina de Leixões, o dia será preenchido com a exposição de fotografia “Focando o Porto de Leixões” e a exibição do filme o “Porto de Leixões”. Será também aqui que, às 15:00, se realizará a cerimónia de atribuição do Prémio de Melhor Aluno do Ensino Secundário do Concelho de Matosinhos. 

Para encerrar, com um ponto alto das comemorações, realizar-se-á, às 17:30, no Molhe Sul, em Matosinhos, o concerto, também de entrada livre para toda a comunidade, pela banda portuguesa da actualidade “Os Azeitonas”.