José Bastos: “Temos todas as razões para estarmos muito orgulhosos com o trabalho feito” José Bastos: “Temos todas as razões para estarmos muito orgulhosos com o trabalho feito” EDVI

Sociedade, 21 de Setembro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Parque Urbano é “o novo pulmão” da cidade de Vale de Cambra

O Parque Urbano da Cidade de Vale de Cambra, obra a inaugurar este sábado, é o “novo pulmão” e “um dos grandes cartões-de-visita do município”, afirmou o presidente da autarquia, José Bastos.

É uma obra ansiada há muito pelos valecambrenses, à qual já se identificam. Temos todas as razões para estarmos muito orgulhosos com o trabalho feito”, disse o autarca à EDV Informação.  

A inauguração deste parque será assim também um encontro e uma celebração da nossa cidade e, sobretudo, da dinâmica e do empreendedorismo do nosso concelho”, frisou.

A construção do parque – divida em três fases – iniciou em 2005 e é um dos vectores que integram o projecto de Regeneração Urbana do Município.

A obra foi para nós, desde a primeira hora, uma prioridade na salvaguarda e promoção de mais e melhor qualidade de vida dos valecambrenses, representando um novo pulmão e um dos grandes cartões-de-visita do município, onde o lazer, o desporto, a cultura e o convívio têm um espaço nobre e digno”, referiu José Bastos, salientando que “a região ficou também a ganhar com o investimento”. “Já são muitas as pessoas de concelhos limítrofes que frequentam o parque”, acrescentou.

Orçado em cerca de dez milhões de euros – verba comparticipada por fundos comunitários -, o parque urbano de Vale de Cambra era uma das principais ambições de Eduardo Coelho (falecido em 2004) enquanto presidente da Câmara Municipal.

O espaço – um projecto da autoria de José Manuel Bastos e Elói Pereira – desenvolve-se desde a entrada Sul de Vale de Cambra até à ponte de Vila Chã.

Ao todo, são 24 hectares de terreno, contemplando ainda uma intervenção no rio Vigues, que atravessa a cidade.

A infra-estrutura integra, entre outros equipamentos, ciclovias, campos de jogos, cafetaria e equipamentos de apoio, anfiteatro natural, circuito de manutenção, mini golf e skate parque.

De acordo com a autarquia, o espaço – um dos maiores da região – assume-se como “um local de convívio, lazer, desporto e cultura, com a realização de actividades desportivas e culturais para toda a população, que serão dinamizadas pelas associações locais, por grupos seniores, por ginásios e outras entidades públicas e activas na vida pública e associativa do concelho”.

A cerimónia de inauguração do Parque Urbano da Cidade de Vale de Cambra decorre este sábado, a partir das 16:00.