Presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) aponta potencialidades do País africano Presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) aponta potencialidades do País africano EDVI

Economia, 18 de Setembro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Missão empresarial a Moçambique é “uma janela de oportunidades” para as empresas – Emídio Sousa

A internacionalização deve ser encarada como “uma receita” para ultrapassar a crise, numa altura em que a economia portuguesa e o emprego estão assentes em exportações, defendeu o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Emídio Sousa.

A ADRITEM em conjunto com a Câmara de Santa Maria da Feira está a preparar uma missão empresarial a Moçambique ambicionando com a iniciativa dinamizar a internacionalização.

Estamos a fazer o nosso trabalho. Agora, depende muito da vontade dos empresários e da sua percepção”, disse à EDV Informação Emídio Sousa, também vice-presidente da autarquia feirense.

Moçambique é, na minha opinião, uma janela de oportunidades, sendo apontado como um dos países que mais vai desenvolver nos próximos anos”, salientou.

A missão – que conta com o apoio de um empresário de Santa Maria da Feira radicado naquele País africano – incluirá deslocações às províncias de Maputo, Tete, Beira e Nampula/Nakala.

A Câmara Municipal assegurará a realização de reuniões institucionais com os governadores das quatro províncias, autarcas locais, embaixador de Portugal em Moçambique e representantes da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Esta missão empresarial – a decorrer ao longo de dez dias em data ainda a determinar – surge como “uma oportunidade para os empresários do concelho conhecerem e contactarem com novos mercados”, afirmou Emídio Sousa, salientando “a aposta política muito forte do município feirense de ajudar as empresas a internacionalizar-se”.

Durante a apresentação do projecto, Celestino Portela, vereador responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico na autarquia, destacou que Moçambique “é o País mais pacífico e menos conflituoso de África e tem grandes potencialidades de crescimento e desenvolvimento”.

O autarca referiu ainda a riqueza dos recursos naturais daquele País, como o gás e carvão, e as “tremendas potencialidades ao nível da agricultura e do turismo”.

Considerado actualmente como um dos países do mundo com melhor desempenho económico, Moçambique regista um crescimento anual de oito por cento e está em claro desenvolvimento, havendo cada vez mais empresas a investir no País.

Com uma população estimada em 23.5 milhões de pessoas, o crescimento económico é impulsionado sobretudo pelo investimento em recursos minerais, indústria, serviços, a e economia moçambicana é dominada maioritariamente pela agricultura.

Os empresários interessados podem obter mais informações sobre esta missão no Gabinete de Apoio ao Empresário, através do telefone 256 370891 ou email gae@cm-feira.pt.