Durante a apresentação do certame. Da esquerda para a direita: Manuel Tavares (Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis), Pedro Marques (vereador), Teresa Pouzada (Associação de Desenvolvimento Rural de Terras de Santa Maria) e Margarida Velhas (coordenação técnica do evento) Durante a apresentação do certame. Da esquerda para a direita: Manuel Tavares (Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis), Pedro Marques (vereador), Teresa Pouzada (Associação de Desenvolvimento Rural de Terras de Santa Maria) e Margarida Velhas (coordenação técnica do evento) EDVI

Economia, 28 de Setembro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Conjuntura actual motiva feira das pequenas e médias empresas

A primeira edição da “Promoção PME 2012 – feira das PME de Oliveira de Azeméis”, a decorrer entre 25 e 27 de Outubro, “será uma espécie de catalisador” para enfrentar a actual conjuntura do País, afirmou o vereador Pedro Marques.

Precisamos, de facto de agir. Há momentos em que a inércia não nos leva a nada e a verdade é que temos de ser criativos também na ajuda àqueles que mais precisam hoje”, disse à EDV Informação o autarca.

Esta feira pode ser o ‘motor de arranque’ da sensibilização em que todos nos devemos unir em prol dos nossos jovens, essencialmente aqueles que querem arriscar mas precisam e apoio e de alguma colaboração”, salientou.

O certame – que junta empresas de Oliveira de Azeméis e participantes dos vários quadrantes do sector empresarial – vai debater temas como a orientação profissional e o emprego, recursos humanos e internacionalização, empreendedorismo, mercados com potencial de crescimento, estratégia empresarial, criação de empresas, inovação ou criatividade.

A “Promoção PME 2012”, que decorre durante três dias, inclui as vertentes formativa, teórica e de exposição.

É um evento direcionado para as pequenas e médias empresas instaladas no concelho e uma oportunidade de procura de novas soluções fundamentalmente para os jovens empreendedores”, acrescentou Pedro Marques.

A feira – que ocupará uma área de 1.320 metros quadrados no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis – pretende “promover e divulgar as pequenas e médias empresas do município cuja actividade se destina à produção de novos bens e serviços e que constituam inovação na economia criativa ou promovida por jovens empresários”.

O certame ambiciona ainda “proporcionar uma aproximação efectiva do meio empresarial local à sociedade Oliveirense – e vice-versa, tendo em vista o estreitamento de laços e o conhecimento mútuo de forma a facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho local e evidenciar o esforço das PME”.

Trata-se de uma organização da autarquia em parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural de Terras de Santa Maria e com a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis.

São parceiros institucionais da iniciativa o Instituto de Emprego e Formação Profissional, IPDT – Instituto de Turismo, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), POOLNET (Gestão e Coordenação do Pólo de Competitividade Engineering & Tooling), Escola Superior Aveiro Norte, Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio.