A 11ª Conferência Europeia de Geoparques é organizada pela Associação Geoparque Arouca, em colaboração com a Câmara Municipal A 11ª Conferência Europeia de Geoparques é organizada pela Associação Geoparque Arouca, em colaboração com a Câmara Municipal EDVI

Arouca, 19 de Setembro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Arouca transformada em “geocapital” do mundo

A 11ª Conferência Europeia de Geoparques, a decorrer em Arouca até à próxima sexta-feira, está a transformar a vila na “geocapital” do mundo, considerou o presidente da autarquia local, José Artur Neves.

Arouca está durante estes dias com uma visibilidade internacional ímpar, muito singular e dificilmente um outro acontecimento traria até nós este conjunto de pessoas de variadíssimos pontos do mundo”, disse à EDV Informação.

Para o autarca, a reunião magna dos geoparques europeus assume-se como “um passo decisivo na afirmação do território arouquense”, integrado desde 22 Abril de 2009 nas redes Europeia e Global de geoparques.

José Artur Neves falava hoje à margem da abertura da conferência, a decorrer no pavilhão multiusos da Escola Secundária de Arouca.

O mote do encontro – realizado pela primeira vez na região Norte de Portugal – baseia-se nos princípios da estratégia “Europa 2020”: desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo.

Recuperação de tradições ancestrais, envolvimento das comunidades educativas, aumento de iniciativas privadas que divulgam o património ou desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a preservação ambiental são alguns dos temas do programa de trabalhos, que inclui comunicações com oradores convidados, apresentações, posters, uma saída de campo ao Arouca Geopark e, ainda, a possibilidade de visitas de estudo ao Geopark Naturtejo e ao projeto Geopark Açores.

Os cerca de 300 participantes, vindos de 42 países, transformam por esta altura Arouca na ‘geocapital’ do mundo”, acrescentou José Artur Neves.

Após a cerimónia de abertura, foi inaugurada a “Geo-expo’12”, uma mostra que pretende “dar a conhecer a dinâmica dos geoparques”.

A iniciativa, que arrancou esta quarta-feira, é um evento que se realiza anualmente em diferentes geoparques membros da EGN (European Geoparks Network), com o objectivo de “promover e valorizar o conhecimento e a inovação, inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável destes territórios”.

A 11ª Conferência Europeia de Geoparques é organizada pela Associação Geoparque Arouca, em colaboração com a Câmara Municipal, tendo o apoio de vários parceiros regionais e nacionais.