
Economia, 8 de Agosto de 2012
Por Redacção/EDVI
Assegurado financiamento de oito milhões de euros para parque de recuperação de materiais
O futuro Parque Empresarial de Recuperação de Materiais (PERM) das Terras de Santa Maria, cuja obra deverá arrancar dentro de dois meses, deu “um passo importante” com a assinatura do contrato de financiamento, afirmou o presidente do conselho de administração da empresa PERM, Emídio Sousa.
“A assinatura deste contrato é o culminar de quatro anos de muito trabalho”, disse Emídio Sousa. “Esta é uma área de negócio com grande potencial e que vem responder a um grave passivo ambiental nos cinco municípios envolvidos”, sublinhou o também vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.
O contrato de financiamento para construção do PERM foi assinado no passado dia 03 de Agosto pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), José Manuel Duarte Vieira, e por Emídio Sousa.
O projecto representa um investimento global de 14 milhões de euros e tem uma comparticipação de oito milhões de euros de fundos comunitários.
O PERM – com cerca de cinco hectares de área – vai nascer na freguesia de Pigeiros, concelho de Santa Maria da Feira, com o objectivo de “regularizar as chamadas sucatas e assegurar o rigor ambiental no tratamento dos materiais recolhidos”.
O projecto da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria visa ainda “impedir a proliferação ilegal de actividades relacionadas com a recolha de material, disciplinar a ocupação do território, preservar o meio ambiente da região e salvaguardar o seu património paisagístico, assim como promover o desenvolvimento económico desta sub-região”.
A sociedade “PERM – Parque Empresarial de Recuperação de Materiais das Terras de Santa Maria, EIM” é composta pelos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra e por um consórcio constituído por cinco empresas.