Organizada pela Câmara de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XVI Viagem Medieval realiza-se de 02 a 12 de Agosto Organizada pela Câmara de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XVI Viagem Medieval realiza-se de 02 a 12 de Agosto D. R.

Cultura, 30 de Julho de 2012 

Por Redacção/EDVI

Viagem Medieval arranca quinta-feira

A organização da Viagem Medieval ultima os preparativos para dez dias de recriações históricas e animação, que iniciam esta quinta-feira em Santa Maria da Feira.

Mais de 17 quilómetros de fitas de tecido coloridas decoram o recinto do evento, com cerca de 33 hectares, que será palco de mais de 1.500 performances.

A 16ª edição centra-se no reinado de D. Sancho I e nos séculos XII e XIII, período de conquista de território de um jovem reino, ainda muito dividido entre cristãos e mouros. Partindo deste contexto histórico, toda a zona beira-rio sofreu alterações de cenário em relação ao ano anterior, com a instalação do Arraial dos Cruzados, Acampamento Mouro, Acampamento Castrense, Ordens Militares, Atalaia e Povoado. Também o espectáculo diário de grande formato, “A Investida”, recria as lutas pela conquista de território entre cristãos e mouros.

Na linha de edições anteriores, a Viagem Medieval recupera episódios e acontecimentos da história nacional e local, como a doação do Castelo e da Terra de Santa Maria por D. Sancho I a sua esposa D. Dulce e filhas, recriada na área temática “Castelo de D. Dulce” e em espectáculos de animação âncora.

A personalidade, os gostos e o percurso de D. Sancho I são ainda evidenciados na área temática “Na sombra de meu pai” e na exposição “El Rey D. Sancho, O Filho do Fundador”.

A partir da meia-noite, dois espectáculos com uma forte componente visual e sonora – “Mezcla” e “In illo tempore” – recriam aspetos da mitologia medieval, associada às crenças e superstições e à essência da vida.

O “Torneio” – combate organizado e feroz entre cavaleiros – continua a ser um dos espectáculos mais procurados pelos visitantes, assim como as pelejas entre facções rivais, recriadas no “Juízo de Deus”.

A Viagem Medieval é também sinónimo de animação e festa. “As Festas” e “Folgaceiras na Praça” são uma das novidades desta edição, com animação diária, de 30 em 30 minutos, nas praças da Palha, Câmara e Convento. O “Festim” é também um dos pontos altos, com espectáculos diários de música e dança na Praça da Câmara.

Mas há muito mais para ver e experienciar na Viagem Medieval. São 25 as áreas temáticas espalhadas por todo o recinto, com actividades e espectáculos para vários públicos, em particular para as famílias.

Organizada pela Câmara de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XVI Viagem Medieval realiza-se de 02 a 12 de Agosto, no centro histórico da cidade, e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal.