Oitava edição da Universidade Júnior é a mais participada de sempre Oitava edição da Universidade Júnior é a mais participada de sempre D. R.

Região, 3 de Julho de 2012 

Por Redacção

Salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto entregues aos mais jovens durante o Verão

O maior programa de iniciação ao ambiente universitário do país, a “Universidade Júnior” está de volta à Universidade do Porto.

Cerca de cinco mil jovens entre os 11 e os 17 anos ocupam parte das suas férias de Verão nas salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto, para conhecerem e experimentarem o que de melhor se faz naquele estabelecimento de ensino superior.

Nesta que é a maior edição até agora realizada, os jovens vão poder usufruir das 139 actividades disponíveis, preparadas pelas várias faculdades e centros de investigação da universidade.

Garantidos na “Universidade Júnior” estão também dezenas de estudantes provenientes de países tão distintos como o Gana e os Estados Unidos da América, Tailândia e Inglaterra ou Macau e França. Para eles, e para todos os jovens portugueses que não podem diariamente fazer as deslocações entre a sua casa e a Universidade do Porto, está reservado um programa de alojamento e atividades suplementares que lhes dará a experiência de viver comunitariamente num quartel.

Em sete edições, já passaram pela “Universidade Júnior” quase 30 mil estudantes.

A “Universidade Júnior” resulta de um esforço conjunto dos diferentes organismos da Universidade do Porto, mas também de um grupo de parceiros estratégicos fundamentais. Entre eles, contam-se a Casa da Música, a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a ESMAE/IPP, o Visionarium, o Parque Biológico de Gaia, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, o CICCOPN, a Escola Prática de Transmissões (onde pernoitarão os jovens que integram o programa de alojamento) e mais de 30 câmaras municipais.