Hermínio Loureiro (à esquerda) com o antigo campeão, Joaquim Gomes, director da mais importante prova do ciclismo português Hermínio Loureiro (à esquerda) com o antigo campeão, Joaquim Gomes, director da mais importante prova do ciclismo português D. R.

Desporto, 24 de Julho de 2012 

Por Redacção/EDVI

Município acolhe “com gosto” Volta a Portugal em bicicleta

Acolher a Volta a Portugal em bicicleta insere-se numa política de “grande investimento desportivo” levada a cabo pelo município de Oliveira de Azeméis, afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

O concelho está com gosto de fazer parte do roteiro da maior corrida velocipédica nacional. É, sem dúvida, um motivo de grande satisfação para todos nós”, disse à EDV Informação o autarca.

A quinta etapa da 74ª Volta a Portugal em bicicleta, a disputar dia 20 de Agosto, liga Armamar (Viseu) a Oliveira de Azeméis, na distância de 176,9 quilómetros.

Chegados ao sexto dia de competição será a vez de Armamar se estrear como cidade de partida na mais importante prova do ciclismo português. O itinerário da tirada tem passagens por Lamego, Castro Daire, Alvarenga, Arouca e Vale de Cambra antes de terminar em Oliveira de Azeméis.

Esta participação na ‘Volta’ enquadra-se nas políticas desportivas que imprimimos, que passam pelo apoio ao fomento da prática desportiva, pelo aumento do número de praticantes nas diversas modalidades, mas também pela organização de eventos”, sublinhou Hermínio Loureiro.

Espero, por isso, que esse dia seja de festa, de alegria, de boa disposição e que as pessoas de Oliveira de Azeméis venham para a estrada apoiar os bravos do pelotão”, frisou.

O presidente da autarquia reafirmou que a “aposta do desporto” vai continuar. “Temos tido, felizmente, muito sucesso do ponto de vista desportivo no nosso município, nas diversas modalidades, nos diversos escalões, do masculino ao feminino, das crianças aos mais velhos. Temos tido ainda muitas vitórias, muitos campeões, fruto, sobretudo, do nosso movimento associativo e das políticas que temos vindo a desenvolver”, acrescentou.

A 74ª edição da Volta a Portugal em bicicleta – a disputar entre 15 e 26 de Agosto – é uma organização da Lagos Sports, tendo o antigo campeão, Joaquim Gomes, como director de prova.

Desportivamente falando vai ser uma volta difícil, com mais equipas que apresentámos na edição transacta, mas enquanto organizador preocupado (…) com o ciclismo profissional procuramos condições para que as formações portugueses em disputa directa com as equipas estrangeiras convidadas tenham possibilidade de brilhar e garantir permanência na estrada em 2013”, diz Joaquim Gomes.