A Viagem Medieval decorre de 02 a 12 de Agosto e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal. A Viagem Medieval decorre de 02 a 12 de Agosto e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal. D. R.

Cultura, 15 de Junho de 2012 

Por Redacção

Viagem Medieval alarga concurso de montras e fachadas a freguesias limítrofes

O concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, criado para envolver o comércio local no espírito da Viagem Medieval, vai ser alargado às freguesias que fazem fronteira com a sede do concelho. Também os prémios a atribuir aos primeiros classificados deste concurso, inserido no Projeto Envolver, foram incrementados e os workshops dirigidos ao comércio, serviços e população apresentam uma componente mais participativa.

Com o concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, a organização da Viagem Medieval pretende “estimular o comércio local e serviços a adaptar os estabelecimentos à época medieval, através da decoração do interior  da montra e fachada, bem como a utilização de trajes medievais”.

O concurso é aberto a todos os estabelecimentos comerciais da cidade de Santa Maria da Feira e freguesias limítrofes, que estejam licenciados para actividade comercial pelas entidades competentes.

Todos os participantes que cumpram os requisitos mínimos de ambientação serão premiados com quatro pulseiras de acesso à Viagem Medieval e um pendão de identificação de estabelecimento a concurso. Os primeiros classificados nas categorias Envolvimento, Montra e Fachada serão premiados com quatro entradas para o Torneio Medieval, um diploma de identificação de vencedores e um voucher de 75 euros para compras na Loja Oficial da Viagem Medieval.

O Projeto Envolver inclui ainda a realização de dois workshops – decoração medieval e confecção casino francais en ligne de trajes – ambos gratuitos. O primeiro realiza-se dia 07 de Julho, das 14:30 às 17:30, no Museu Convento dos Lóios, sob a orientação de Cristiana Henriques, licenciada em design industrial. O segundo workshop, dirigido a um máximo de 12 pessoas, realiza-se dias 14 e 21 de Julho, das 15:00 às 19:30, na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira.

A partir de 13 de Julho, moradores e comerciantes da cidade são também convidados a decorar as fachadas e varandas das habitações e a cobrir os reclamos luminosos dos estabelecimentos, ajudando a “vestir” a cidade a preceito para o evento.

O regulamento e fichas de inscrição do Projeto Envolver encontram-se disponíveis no site da Viagem Medieval, em www.viagemmedieval.com, Posto de Turismo de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados deverão contactar a empresa municipal Feira Viva, através do e-mail p.envolver@feiraviva.com ou tlm. 919 611 285.

Organizada pela Câmara Municipal, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval realiza-se de 02 a 12 de Agosto, no centro histórico da cidade, e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal.