Oliveira de Azeméis, 6 de Junho de 2012 

Por Redacção

Tertúlia na véspera do Portugal-Alemanha

“Meu Portugal Português” é o tema da tertúlia que decorrerá esta sexta-feira na adega Mota, em Oliveira de Azeméis.

Este ciclo de tertúlias – promovido para dinamizar o Instituto de Cultura Ferreira de Castro (ICFC) – tem animado, desde Novembro passado, muitos fins-de-semana na cidade, sempre com um elevado número de participantes.

A “conversa” de sexta-feira abordará a importância de uma presença honrosa da selecção nacional no Euro 2012 e servirá também para a apresentação das linhas programáticas do “Movimento Portugal Português”, cujos principais objectivos são “a valorização dos produtos portugueses e da marca ‘Portugal’, aproveitando os laços históricos e afectivos com os países de língua portuguesa e aqueles onde há uma significativa comunidade luso-descendente”.

Música e poesia de Luís de Camões completarão este evento que se iniciará às 20:30 e onde não faltará a nossa gastronomia tradicional.

 “Além de ter feito renascer o ICFC, estas tertúlias têm abordado temas importantes, fazendo nascer várias ideias que contribuam para resolver problemas quer no concelho quer no distrito de Aveiro, sobretudo. É o caso do encerramento da Estalagem S. Miguel  ou do ‘Vouguinha’, apenas para dar um exemplo”, disse Sérgio Ferreira, um dos promotoras da iniciativa.

A última tertúlia realizou-se em Ul, no  “velhinho” Café do Ti Jaquim e contou com a presença do Rotary Club de Oliveira de Azeméis e do rancho “As Padeirinhas de Ul” que fizeram uma resenha da sua história e dos principais objectivos que têm em curso, no caso do “Rotary” a construção da “Casa da Mónica” e do grupo etnográfico a construção da sua sede. Outra das ideias avançadas foi a criação do “Dia do Pão de Ul”.