O arquitecto (à direita na foto) venceu concurso público internacional promovido pelo município O arquitecto (à direita na foto) venceu concurso público internacional promovido pelo município D. R.

Desporto, 1 de Junho de 2012 

Por Redacção

Souto Moura vai elaborar projecto da nova piscina

A Câmara Municipal de S. João da Madeira assinou com o arquitecto Eduardo Souto Moura o contrato para a elaboração do projecto da nova piscina da cidade.

O vencedor da edição de 2011 do maior galardão mundial da arquitectura (prémio Pritzker) foi escolhido na sequência de um concurso público internacional lançado pela autarquia.

Na escolha efectuada pelo júri pesou a qualidade da solução construtiva e arquitectónica, mas também as preocupações com a eficiência energética, que constitui uma das grandes lacunas da piscina actual.

Esta encontra-se em funcionamento há cerca de três décadas e já não tem capacidade de resposta face ao aumento da procura.

Na sequência do contrato assinado na passada sexta-feira na Câmara Municipal, Eduardo Souto Moura vai projectar um equipamento que acolherá uma piscina com oito pistas (seis de 25 metros e duas de 50 metros), uma piscina de lazer e outra de adaptação ao meio aquático, além de uma específica para bebés.

 A nível de eficiência energética, a solução formalizada preconiza a instalação de sistemas diversos destinados ao controlo optimizado de todas as instalações técnicas do edifício e o recurso a energias renováveis. Será igualmente contemplada a implementação de processos de gestão eficiente de água, entre outros recursos que têm em vista um elevado nível de desempenho.