A iniciativa foi promovida pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira A iniciativa foi promovida pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira D. R.

Santa Maria da Feira, 18 de Junho de 2012 

Por Redacção

Concurso premiou três “super leitores”

A quarta edição do concurso “Está na hora da leitura – Prémio Preditex”, promovido pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, contou com a participação de 67 alunos do 3º e 4º ano de 18 escolas EB1 do concelho. Todos eles leram, no mínimo, 24 livros ao longo deste ano lectivo e preencheram o “passaporte de leitura” que lhes deu acesso ao concurso. Os três primeiros classificados receberam prémios.

Bárbara Pinho, da EB1 da Póvoa (Vale), foi a vencedora do concurso e recebeu uma PSP – Playstation Portable. Em segundo lugar ficou Diogo Matos de Sá, da EB1 de Valrico (Souto), que recebeu uma máquina fotográfica digital. Tânia Rocha, da EB1 de Igreja (Pigeiros) conquistou o terceiro lugar e foi premiada com um MP4. Os prémios, à semelhança do que acontece desde 2009, foram patrocinados pela empresa Preditex, Lda.

O concurso “Está na hora da leitura – Prémio Preditex” insere-se no projecto “Biblioteca Itinerante” dos serviços de promoção do livro e da leitura da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Numa primeira fase, envolveu 554 alunos de freguesias do concelho onde não existem polos da biblioteca e onde não é fácil o acesso aos espaços de promoção de leitura. Para o concurso foram selecionados 67 “super leitores” que, ao longo deste ano lectivo, leram pelo menos 24 livros cada e preencheram o “passaporte de leitura”.

No dia 13 de Junho, estes alunos realizaram uma prova escrita, na biblioteca, centrada no livro “Zás trás pás, eis os contos que o livro traz”.