Em Rossas, a obra prevê a requalificação e ampliação da actual escola básica Em Rossas, a obra prevê a requalificação e ampliação da actual escola básica D. R.

Arouca, 29 de Maio de 2012 

Por Redacção/EDVI

Novos pólos escolares abrem no próximo ano lectivo

Os pólos escolares de Fermêdo e Rossas, em fase final de execução, deverão entrar em funcionamento já no próximo ano lectivo, garantiu o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves.

Os trabalhos seguem a bom ritmo e, por isso, estamos convictos de que os estabelecimentos de ensino abrem em Setembro próximo”, disse à EDV Informação o autarca.

O edifício de Fermêdo – construído de raiz – representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, enquanto que em Rossas a remodelação e ampliação da escola básica local ronda os 2,3 milhões de euros. Ambas as obras são comparticipadas a 80 por cento por fundos comunitários.

Estas duas novas escolas representam, assim, a continuação da implementação da Carta Educativa do Município, aprovada em 30 de outubro de 2006 pelo Ministério da Educação”, explicou José Artur Neves.

Em Rossas, a obra prevê a requalificação e ampliação da actual Escola Básica de Rossas, de modo a dotar o edifício de oito salas de aula para o ensino básico e três salas para jardim-de-infância, várias salas de apoio, refeitório e biblioteca.

O Pólo Escolar de Rossas receberá os alunos das EB1 e jardins-de-infância de Urrô, Várzea, Rossas e EB1 de Provesende. Prevê-se, portanto, que o edifício acolha 130 alunos.

O Pólo Escolar de Fermêdo irá acolher 120 alunos, das EB1 de Belece, Mosteirô e Parameira, bem como da EB1 e jardins-de-infância de Cabeçais. Está dotado de seis salas para EB1, quatro salas de actividades, refeitório, biblioteca e várias salas de apoio.

A conceção de ambos os projectos é da responsabilidade do Gabinete de Projetos da Câmara Municipal.