Luís Lima - com o tempo de 6h33m - posicionou-se na oitava posição no seu escalão (Veterano III) Luís Lima - com o tempo de 6h33m - posicionou-se na oitava posição no seu escalão (Veterano III) D. R.

Desporto, 29 de Maio de 2012 

Por Redacção

Luís Lima completa sexto “half iron-man” em S. Jacinto

O veterano triatleta Luís Lima, natural de S. João da Madeira, completou a sua sexta participação num “half iron-man” no passado domingo, em São Jacinto (Aveiro).

Não podia começar da melhor forma a época competitiva, numa prova disputada no meu distrito e, principalmente, em parte dentro do quartel onde cumpri serviço militar em 1980 como paraquedista operacional”, afirmou Luís Lima.

Organizado pela Federação de Triatlo de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, o III Triatlo Longo de Aveiro chamou à freguesia de São Jacinto cerca de 250 triatletas, grande parte deles vindos da vizinha Espanha.

Numa das mais participadas provas de sempre, a competição foi dominada por Duarte Gomes, da equipa “Os Águias” de Alpiarça, no sector masculino, e Vanessa Pereira, do Charity Multiport, no feminino.

Luís Lima – com o tempo de 6h33m – posicionou-se na oitava posição no seu escalão (Veterano III).

Se numa prova olímpica de triatlo, qualquer atleta tem de conseguir nadar 1,5 quilómetros, pedalar 40 quilómetros e correr mais 10, num “half iron-man” as distâncias aumentam para 1.900 metros a nadar, 90 quilómetros a pedalar e 21,100 quilómetros a correr.

É, sem dúvida, uma prova muito difícil, pois temos de saber gerir o nosso esforço em todos os segmentos, nunca esquecendo o factor alimentação, importante em competições com estas características”, disse o triatleta, de 53 anos de idade, que no último mês cumpriu um rigoroso plano de treinos, tendo em vista chegar ao fim neste triatlo não excendendo o tempo limite fixado pela organização.

Agora que cumpri mais um objectivo na minha carreira, não posso deixar de enaltecer o apoio que tenho tido por parte da autarquia de S. João da Madeira, principalmente na pessoa do Drº Pedro Carvalho, que tem colocado à minha disposição o complexo de piscinas para treinar o segmento de natação”, acrescentou o atleta.

A época desportiva (triatlo sprint) de Luís Lima prossegue já no próximo fim-de-semana em Peniche, seguindo-se Esposende e Pedorido (ambas as provas a disputar em Julho). A temporada termina após as Olimpíadas em Londres (Inglaterra) com o Triatlo de Aveiro, em Setembro.