O vereador Isidro Figueiredo chefia o grupo local de visita à Turquia O vereador Isidro Figueiredo chefia o grupo local de visita à Turquia Fernando Pinho/EDVI

Oliveira de Azeméis, 9 de Maio de 2012 

Por Redacção/EDVI

Kahramanmaras volta a receber delegação de Oliveira de Azeméis

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio – prossegue esta semana com a última jornada de trabalho na província turca de Kahramanmaras.

Na quinta-feira, uma delegação de Oliveira de Azeméis – chefiada pelo vereador Isidro Figueiredo, da autarquia de Oliveira de Azeméis – parte para a Turquia, cumprindo um intenso programa de actividades que se prolonga até ao próximo dia 15.

O intercâmbio iniciado em 2010 tem sido globalmente positivo. Podemos referir que, fruto deste projecto, Oliveira de Azeméis e Kahramanmaras estão hoje mais próximos”, disse à EDV Informação o vereador Isidro Figueiredo.

Durante o encontro em Kahramanmaras será feito o balanço de todas as actividades desenvolvidas até ao momento, sendo ainda apresentado pelo grupo oliveirense um “e-book” com os cartazes, em formato digital, apresentados ao concurso “Promover hábitos de vida saudável”, que terminou em final de Março e que congregou alunos do pré-escolar ao ensino superior.

Serão também discutidos os resultados obtidos a partir dos inquéritos realizados aos pais e encarregados de educação, sobre dependências de substâncias aditivas nas escolas. Estes inquéritos complementam os já realizados aos alunos do 9.º ano.

Os parceiros envolvidos dos dois países têm feito um trabalho notável, cumprindo assim um dos desígnios do ‘Comenius Regio’ que é promover a cooperação e a mobilidade, bem como o reforço da dimensão europeia no domínio da educação”, acrescentou o autarca.

O projecto de cooperação transnacional «Gerações Saudáveis» envolve a Câmara Municipal, a Escola EB2/3 Bento Carqueja, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e as direcções regionais de Educação e Saúde de Kahramanmaras (Turquia).

Os trabalhos de preparação do projecto trouxeram até Oliveira de Azeméis, em Dezembro de 2010, uma delegação da Turquia composta por 13 elementos ligados aos sectores da educação, saúde e segurança.

Em Junho de 2011 foi a vez de uma comitiva de Oliveira de Azeméis visitar kahramanmaras.

Os turcos voltaram em Novembro a Portugal para nova jornada de trabalho.

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio – é uma acção financiada pela Comissão Europeia.

As parcerias Comenius Regio dinamizam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa.