O coelho surge como prato principal e a cenoura é a eleita para a confeção de doçaria O coelho surge como prato principal e a cenoura é a eleita para a confeção de doçaria D. R.

S. João da Madeira, 15 de Maio de 2012 

Por Redacção

Ementas de se tirar o chapéu no fim-de-semana gastronómico de S. João da Madeira

Desta sexta-feira até domingo, vários restaurantes de S. João da Madeira incluem nas suas ementas propostas alusivas à indústria da chapelaria.

Inserido no programa “portoenorte.come” – desenvolvido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal –, este fim-de-semana gastronómico de S. João da Madeira é uma homenagem a uma das actividades industriais sanjoanenses mais importantes e que tem como matéria-prima o pêlo de coelho.

São 12 os restaurantes aderentes: Almeida; Bacana; Bonzão; Casa da Avó; Casa do Morgado; Churrascaria Central do Visconde; Fábrica dos Sentidos; Hotel WR; Katekero; Mutamba; Nova Era e River.

Pode conhecer as ementas, localização e contactos de cada um destes estabelecimentos na página do município de S. João da Madeira na Internet (www.cm-sjm.pt).

Como sugestão complementar no âmbito do mesmo tema, os gastrónomos poderão visitar o Museu da Chapelaria e conhecerem o processo de fabrico dos chapéus. Único na Península Ibérica, este equipamento cultural localiza-se na Avenida Oliveira Júnior, em S. João da Madeira, no edifício recuperado e adaptado de uma fábrica histórica: a Empresa Industrial de Chapelaria.