As oficinas são orientadas por construtores da equipa FIMP (Festival Internacional de Marionetas do Porto) As oficinas são orientadas por construtores da equipa FIMP (Festival Internacional de Marionetas do Porto) D. R.

Cultura, 4 de Maio de 2012 

Por Redacção/EDVI

Construção de gigantones para Imaginarius envolve população

O concerto e baile do Festival Imaginarius, a decorrer no próximo dia 27, vai contar com gigantones construídos pela população local, divulgou a autarquia.

A comunidade de Santa Maria da Feira foi convidada a participar nas oficinas de construção de gigantones “Os Corpos Extraordinários do Futuro”, a realizar aos sábados, de 05 a 19 de Maio, das 10:00 às 18:00, na EB1 de Proselha, freguesia de Mosteirô.

As oficinas são orientadas por construtores da equipa FIMP (Festival Internacional de Marionetas do Porto) e estão abertas à participação de crianças, jovens, adultos e idosos, com ou sem conhecimentos de artes plásticas. Basta comparecer.

O objetivo é que “todos participem na construção destes corpos extraordinários do futuro”. A equipa de colaboradores residentes é constituída por alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, das turmas 11º K e 12º H, áreas de Artes e Vídeo/Fotografia, respetivamente.

Nos corpos extraordinários não reclamamos autorias individuais. São feitos por todos e para todos. É isto que também os torna tão extraordinários”, refere o director artístico do projecto, Igor Gandra.

Vamos construir corpos extraordinários do futuro. A participação de todos é fundamental. Quanto mais extraordinária melhor”, apela.

No dia 27 de Maio, os gigantones saem à rua – na companhia das orquestras locais – e dirigem-se para o local do baile.

Trata-se de uma nova versão do “Baile dos Corpos Extraordinários”, criada especificamente para o Festival Imaginarius, numa parceria com o FIMP.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de Maio, em espaços públicos da cidade.