
Cultura, 4 de Maio de 2012
Por Redacção/EDVI
Construção de gigantones para Imaginarius envolve população
O concerto e baile do Festival Imaginarius, a decorrer no próximo dia 27, vai contar com gigantones construídos pela população local, divulgou a autarquia.
A comunidade de Santa Maria da Feira foi convidada a participar nas oficinas de construção de gigantones “Os Corpos Extraordinários do Futuro”, a realizar aos sábados, de 05 a 19 de Maio, das 10:00 às 18:00, na EB1 de Proselha, freguesia de Mosteirô.
As oficinas são orientadas por construtores da equipa FIMP (Festival Internacional de Marionetas do Porto) e estão abertas à participação de crianças, jovens, adultos e idosos, com ou sem conhecimentos de artes plásticas. Basta comparecer.
O objetivo é que “todos participem na construção destes corpos extraordinários do futuro”. A equipa de colaboradores residentes é constituída por alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, das turmas 11º K e 12º H, áreas de Artes e Vídeo/Fotografia, respetivamente.
“Nos corpos extraordinários não reclamamos autorias individuais. São feitos por todos e para todos. É isto que também os torna tão extraordinários”, refere o director artístico do projecto, Igor Gandra.
“Vamos construir corpos extraordinários do futuro. A participação de todos é fundamental. Quanto mais extraordinária melhor”, apela.
No dia 27 de Maio, os gigantones saem à rua – na companhia das orquestras locais – e dirigem-se para o local do baile.
Trata-se de uma nova versão do “Baile dos Corpos Extraordinários”, criada especificamente para o Festival Imaginarius, numa parceria com o FIMP.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de Maio, em espaços públicos da cidade.