Ensaio da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira Ensaio da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira D. R.

Cultura, 15 de Maio de 2012 

Por Redacção

400 protagonistas no concerto de encerramento do Imaginarius

O director artístico da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Aleksandar Caric, vai dirigir um coletivo de cerca de 400 pessoas (cordas, sopros, coros e percussões), que subirão ao palco no dia 27 de Maio, junto à Piscina Municipal, para o concerto de encerramento do Festival Imaginarius.

Deste mosaico fazem parte músicos e não músicos, um conjunto de orquestras, bandas e grupos amadores, nomeadamente a Orquestra Geração da Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra Lagarteiro MEXE do Porto, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, o grupo Sons da Rua da Casa da Música do Porto, os coros das universidades seniores de S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, o grupo musical Canto Nosso de Milheirós de Poiares, a Banda feirense Paper Ash, os grupos de percussão Re-Timbrar do Porto, Ritmare do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas e Rufus & Circus de Santa Maria da Feira.

O desafio passa por criar um espectáculo multidisciplinar que, para além da fruição musical, difunda outras linguagens artísticas. A diversidade e a inclusão social são o mote para este projecto que está a ser construído colectivamente, resultado do encontro entre vários projectos artísticos e comunitários promovidos ao longo de vários meses.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade.