O lançamento da obra de Tavares Ribeiro decorre esta sexta-feira, a partir das 21:00, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro O lançamento da obra de Tavares Ribeiro decorre esta sexta-feira, a partir das 21:00, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Fernando Pinho/EDVI

Cultura, 19 de Abril de 2012 

Por Redacção/EDVI

Novo livro do jornalista Tavares Ribeiro

O jornalista Tavares Ribeiro lança esta sexta-feira o livro “Memórias da vida real… quase contos”, numa sessão enquadrada no projecto “Abril Livros Mil”, da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Todos nós vivemos e convivemos com factos e experiências da vida real, que parecem contos e, em alguns casos, verdadeiramente hilariantes”, afirmou Tavares Ribeiro, em declarações à EDV Informação.

Neste livro sublinha-se, de certo modo, a imagem festiva que acompanha a infância, a adolescência, a juventude… alturas da vida onde o que menos falta são as peripécias, coincidências intensas, encontros e desencontros, que, em grande parte, ao fazer-se uma posterior ‘leitura’, o que mais reside em memória encaminha-se não tanto para o doido, mas muito mais para o sentido de humor”, explicou.

Segundo o autor, este trabalho “de leitura acessível” abre um novo ciclo na sua carreira literária, dedicada até aqui à poesia e à história regional.

A ideia é que o leitor chegue ao fim de cada um dos contos deste livro com um sorriso nos lábios… E hoje em dia também há necessidade de sorrir”, salientou Tavares Ribeiro.

Natural da freguesia de Ossela (Oliveira de Azeméis), onde nasceu a 02 de Janeiro de 1954, Tavares Ribeiro é colaborador regular em jornais, revistas e rádios locais. Foi cofundador e diretor-adjunto do “Jornal de Ossela e Terras do Caima”, diretor-adjunto da revista “Terras de Azeméis” e diretor de revistas de várias freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis, publicadas pela “Caima Press – Edições”.

Membro do Júri do Prémio Nacional de Poesia Dr. Agostinho Gomes, o jornalista – promotor de tertúlias e palestras e ainda presença habitual em eventos para declamação de poemas – é autor de vários livros de poesia e história.