
Cultura, 19 de Abril de 2012
Por Redacção/EDVI
Novo livro do jornalista Tavares Ribeiro
O jornalista Tavares Ribeiro lança esta sexta-feira o livro “Memórias da vida real… quase contos”, numa sessão enquadrada no projecto “Abril Livros Mil”, da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
“Todos nós vivemos e convivemos com factos e experiências da vida real, que parecem contos e, em alguns casos, verdadeiramente hilariantes”, afirmou Tavares Ribeiro, em declarações à EDV Informação.
“Neste livro sublinha-se, de certo modo, a imagem festiva que acompanha a infância, a adolescência, a juventude… alturas da vida onde o que menos falta são as peripécias, coincidências intensas, encontros e desencontros, que, em grande parte, ao fazer-se uma posterior ‘leitura’, o que mais reside em memória encaminha-se não tanto para o doido, mas muito mais para o sentido de humor”, explicou.
Segundo o autor, este trabalho “de leitura acessível” abre um novo ciclo na sua carreira literária, dedicada até aqui à poesia e à história regional.
“A ideia é que o leitor chegue ao fim de cada um dos contos deste livro com um sorriso nos lábios… E hoje em dia também há necessidade de sorrir”, salientou Tavares Ribeiro.
Natural da freguesia de Ossela (Oliveira de Azeméis), onde nasceu a 02 de Janeiro de 1954, Tavares Ribeiro é colaborador regular em jornais, revistas e rádios locais. Foi cofundador e diretor-adjunto do “Jornal de Ossela e Terras do Caima”, diretor-adjunto da revista “Terras de Azeméis” e diretor de revistas de várias freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis, publicadas pela “Caima Press – Edições”.
Membro do Júri do Prémio Nacional de Poesia Dr. Agostinho Gomes, o jornalista – promotor de tertúlias e palestras e ainda presença habitual em eventos para declamação de poemas – é autor de vários livros de poesia e história.