As cores são sempre fortes e vibrantes nos trabalhos da artista As cores são sempre fortes e vibrantes nos trabalhos da artista D. R.

Arouca, 18 de Abril de 2012 

Por Redacção

Ilustração da canadiana Danuta Wojciechowska na biblioteca

Na Biblioteca Municipal de Arouca está patente, até 30 de Abril, uma exposição da autoria da ilustradora Danuta Wojciechowska, composta por 20 trabalhos que integraram as edições dos livros infantis “O coelho branco” e “O sonho de Mariana”, ambos escritos por António Mota. 

De acordo com nota da autarquia, esta artista canadiana tem “uma maneira particular de ilustrar, sendo fácil reconhecer o seu trabalho”.

As crianças que cria, baseadas nas histórias, “sabem desprender-se das palavras e do real, criando um discurso visual polissémico, uma atmosfera de sonho, em que os olhos do recetor têm de percorrer toda a ilustração, juntando os diversos elementos como se de um puzzle se tratasse, passeando pelas várias perspetivas que jogam entre si”.

Danuta Wojciechowska nasceu em 1960 no Québec, no Canadá, com ascendência Suíça e Polaca Formada em design de comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique, fez uma pós-graduação em educação pela arte de Emerson College, na Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984, onde dirige o atelier Lupa Design.