Cerca de duas dezenas de participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a diversidade dos edifícios que marcam a paisagem urbana de algumas das ruas do concelho Cerca de duas dezenas de participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a diversidade dos edifícios que marcam a paisagem urbana de algumas das ruas do concelho D. R.

Oliveira de Azeméis, 19 de Abril de 2012 

Por Redacção

“Casas de Brasileiro” visitadas no Dia Internacional de Monumentos e Sítios

Um roteiro rodoviário pelas “Casas de Brasileiro” foi a forma que a Câmara de Oliveira de Azeméis encontrou para se agregar à comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2012.

A iniciativa – subordinada ao tema “Do património mundial ao património local: proteger e gerir a mudança” – integrou uma visita ao palacete de Dona Joana Brandão, situado na rua António Alegria, em Oliveira de Azeméis, à Quinta de Nossa Senhora do Brasil, na freguesia de S. Martinho da Gândara, aos palacetes da Quinta do Sol e Vila Brandão, na freguesia de Cucujães, e ainda à imponente Vila Verde, na freguesia de Cesar.

Cerca de duas dezenas de participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a diversidade dos edifícios que marcam a paisagem urbana de algumas das ruas do concelho.

As chamadas “Casas de Brasileiro” correspondem às habitações construídas pelos emigrantes que se deslocaram ao Brasil no século XIX e que por lá fizeram fortuna, voltando posteriormente ao seu país de origem onde construíram casas que traduzem o seu estatuto social.