
Oliveira de Azeméis, 5 de Março de 2012
Por Redacção
Livro homenageia criadora da Fundação Condessa Penha
“Eu fui este caminho” é o nome da obra que a Fundação Condessa Penha Longa lança este sábado na freguesia de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, no âmbito das comemorações dos 135 anos da instituição.
Da autoria de Rita Olivaes, o livro - prefaciado por Marcelo rebelo de Sousa – percorre os mais de 200 anos da família Pinto Leite e a sua ligação a Cucujães, centrando-se essencialmente na personalidade carismática da fundadora da instituição, Clementina Pinto Leite.
O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, considera a edição da obra “um acto de justiça à homenageada e a uma das instituições mais antigas do concelho”.
“O livro é um importante contributo para o conhecimento da obra e pensamento de uma das mulheres mais relevantes do século XIX, bem como um legado às futuras gerações”, diz o autarca.
A Fundação Condessa de Penha Longa é uma instituição particular de solidariedade social que foi a sucessora do Asilo da Gandarinha, fundado no tempo do rei D. Luís, em 1874, pelos viscondes da Gandarinha, depois Condes de Penha Longa.
As actividades de apoio iniciaram-se em 1876 e hoje repartem-se pela creche/jardim-de-infância com o apoio a crianças entre os quatro meses e os três anos de idade, pela valência ATL, que dá apoio às crianças que frequentam o 1º ciclo da instituição, pela educação pré-escolar e pela oferta escolar até ao quarto ano de escolaridade.